quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Dia Nacional do Mar

 

Portugal é um país muito ligado ao mar, ficando marcado para sempre como o país dos Descobrimentos Marítimos. A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.

O mar é extremamente importante e fundamental para o equilíbrio ecológico (cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético), para as interações entre o mar e a atmosfera e além disso o mar é rico em recursos minerais, fonte de energia e recursos vivos.

Muitos empregos existentes em terra têm origem no mar: o comércio de peixe fresco, das conservas, dos congelados, da construção/reparação naval, da cordoaria (lugar onde se fabricam e/ou vendem cordas),... Nos últimos anos, em Portugal, devido à nossa localização geográfica,  a importância do mar tem-se acentuado devido ao turismo.

Apesar da sua elevada importância, anualmente vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos, tendo a maioria deste lixo origem em terra. É estimado que este problema afete mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que cerca de 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo. Este problema, aliado a outro fatores põe em causa a sustentabilidade dos ecossistemas.


VAMOS PROTEGER O MAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Visita

          Numa iniciativa educacional empolgante, os alunos dos terceiros e quartos anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Monção...